Contar histórias é uma arte muito antiga, que demonstra e comprova o poder das palavras, usando a linguagem de forma criativa e até artística.
A história contada presta um belo serviço ao desenvolvimento dos componentes envolvidos na comunicação, como a capacidade auditiva e a expressão verbal.
Os momentos mágicos em torno das atividades de contar e ouvir histórias contribuem para ampliar a compreensão e as habilidades de análise e crítica.
A mente cresce e evolui através das imagens mentais que vão sendo elaboradas passo a passo, num processo de crescimento que não tem igual.Parece muito, e na verdade é... e por tão pouco!
Contar histórias envolve técnicas flexíveis e adaptáveis, que requerem o mínimo - ou nenhum - material, e fortalecem habilidades gerais da linguagem. Isso sem falar no gosto genuíno pela leitura e na desenvoltura para escrita, que afinal de contas são a base de toda e qualquer educação.
A história contada é um dos veículos mais naturais de conexão entre pessoas de todas as idades. Une gerações em torno de uma atividade prazerosa, e preserva as relações entre adultos e crianças da família, mesmo em meio ao turbilhão de compromissos assumidos por todos atualmente.
Basta soltar a imaginação e livrar-se das amarras do cotidiano, reinventando um modo antigo de ensinar e informar, que em pouco tempo torna-se rotina básica da família. As crianças amam e os adultos... adoram!
Nenhum comentário:
Postar um comentário